O AMOR COMO ESTILO DE VIDA - Descubra como viver o amor através de suas atitudes e ações_Gary Chapman


"O amor não é um sentimento, é uma decisão." Gary Chapman




O Amor como estilo de vida (Gary Chapman, publicado em 2009 pela editora Sextante). 
Livro que me mostrou hoje exatamente o que estava precisando. Não leio autoajuda, sou orgulhosa demais pra deixar que frases de efeito tomem meu tempo. Tenho tudo contra livros de autoajuda, mas por recomendação da minha mãe, no dia 24 de agosto de 2014 comprei esse que salvou meu dia. 

Venho lendo pedaços de vez em quando e hoje, depois de um mal estar, peguei o bendito livro. Só então lembrei que tenho um blog só pra anotar coisas que aprendo em livros e que não posso esquecer.... 

Cuida-se de sugestão de leitura a ser feita com calma, que dentre outros benefícios, nos mostra ideias de como desenvolver as características amorosas em nossas vidas. Como ainda não terminei, mas pretendo nesses próximos dias, registro aqui as primeiras impressões. 

O amor não é uma emoção que nos domina e que depende das ações dos outros. O amor autêntico é algo que parte de dentro de nós, mas que só se realiza de fato através de nossas atitudes e ações.

É preciso ficar bem claro: é necessário esforçar-se para se tornar uma pessoa capaz de amar. 

PACIÊNCIA 

Palavras ríspidas e violentas estragam as relações e, em geral, obrigam as pessoas a tornar seu comportamento distante e frio. A paciência e o amor constante são responsáveis por mudar nossas amizades, casamentos e relacionamentos profissionais.

Paciência: permitir a alguém ser imperfeito.

O importante é a maneira como as administramos e expressamos. Se partirmos para o ataque, com palavras ásperas, amargas e acusatórias, a situação só ficará pior. Mas se apelarmos para a paciência e procurarmos entender as razões dos outros, seremos capazes de dominar os sentimentos, e não sermos avassalados por eles.

Quando nos comprometemos a amar autenticamente, nos tornamos capazes de nos concentrar no que é mais importante e esperar pacientemente se for necessário. 

Substitua o comportamento negativo pelo positivo. Para muitos, o comportamento positivo consiste em aprender a falar com mais suavidade. Quase sempre a forma agressiva impede que o outro acolha o conteúdo do que está sendo dito, por mais válido que seja.

O opositor da paciência: o orgulho

Em geral é o orgulho que nos faz reagir com rispidez. Quando nos exaltamos e nos mostramos superiores, estamos agindo por orgulho. A paciência nos permite reconhecer nossas próprias falhas e nos tira do lugar de donos da verdade. Ela nos dá muita paz e nos livra dos gestos impulsivos e egoístas que nos roubam a alegria.

Comentários