nômade_ayaan hirsi ali

"Disse o profeta: 'Vi o Paraíso e percebi que os pobres eram a maioria entre seus habitantes; vislumbrei o Inferno e vi que a maioria de seus habitantes eram mulheres'". Hadith - sahih Bukhari 4:464

Feliz Dia Internacional da Mulher!!

Postagem do dia 08/03/2015 - Dia Internacional da Mulher, dedicada a minha heroína desse século, a escritora Ayaan. Bem apropriado diante dos últimos acontecimentos terroristas dos diversos grupos islâmicos espalhados pelo mundo.

Nômade traz as respostas às perguntas dos leitores do seu primeiro livro : INFIEL. Vale mencionar que Infiel eu comprei junto com uma amiga quando passeávamos pelo centro histórico de São Luís e entramos na livraria Poeme-se... Minha única ida à Poeme-se rendeu-se o melhor de todos os livros, que de tanto gostar emprestei pra um, depois pra outro, e . . . já era! o outro nunca devolveu... espero que seja repassado adiante. 

A obra dá continuidade à biografia de Ayann Hirsi Ali o que é sensacional, pois despedir-me de Infiel deixou-me cheia de perguntas, além de contar sua vida na Holanda e depois EUA. 

Nômade se destaca por ser quase um estudo, uma tese sociológica e antropológica, com muitos argumentos que sustentam o que pode ser entendido como preconceito, mas que faz todo sentido: Existem culturas melhores que outras. É polêmico, cheio de lições, de  fatos que comprovam a teoria. No centro da temática está o tratamento dispensado às mulheres na religião islâmica hoje, e como solução para tamanha desumanidade, Ayaan desenvolveu o chamado projeto iluminista, que nada mais é do que uma tentativa de aplicação das teorias iluministas do Século XVIII no mundo islâmico.

"Eis aqui algo que aprendi do modo mais difícil, mas que muitas pessoas bem-intencionadas no ocidente têm dificuldade em aceitar: Todos os seres humanos são iguais, mas há diferenças entre todas as culturas e religiões. Uma cultura que celebra a feminilidade é considera as mulheres senhoras de sua própria vida é melhor do que uma cultura que mutila a genitália das meninas e as confina atrás de paredes e véus ou as açoita e apedreja quando se apaixonam. Uma cultura que protege os direitos da mulher com lei é melhor do que uma cultura na qual é permitido a um homem ter quatro esposas ao mesmo tempo enquanto às mulheres é negada a pensão alimentícia e metade da herança. Uma cultura que nomeia mulheres para a Suprema Corte é melhor do que uma cultura que declara que o depoimento de uma mulher tem metade do peso do testemunho de um homem. Oprimir as mulheres faz parte da cultura muçulmana."


Assistir fatos degradantes como o escorjamento de cristãos em massa em pleno século XXI me faz perder completamente a fé nas pessoas de modo geral. Na minoria que faz e na maioria que assiste e não faz nada. 

Nômade em 2011 trouxe muitas soluções para que hoje não precisássemos assistir o massacre dos cristãos na Nigéria, ou Massacre do charlie hebdo. 

Feliz Dia Internacional da Mulher!
Parabéns Ayaan Hirsi Ali

Comentários